A variedade Malbec é originária do sudoeste da França, na região de Cahors, em Bordeaux, é também conhecida como Côt Noir. Foi difundida pelo mundo e hoje a Argentina possui a maior área de plantio dessa variedade, onde se adaptou a diferentes terroirs, tendo o Malbec do Pampa argentino como atual ex-libris. Deste mesmo bioma Pampa, em terras brasileiras, na região da Campanha Gaúcha, é cultivado este Malbec de excelência, resultando na Primeira Safra de Malbec da Miolo.
Seleção dos cachos em mesa selecionadora; Desengace total dos cachos, sem esmagamento; Enchimento dos Foudres de carvalho por gravidade; Aumento da relação sólido/líquido para maior aporte polifenólico; Maceração pré-fermentativa a frio por 3 dias; Fermentação alcoólica espontânea nos Foudres de carvalho; Maceração a temperatura controlada de 25°C a 28°C, com apropriada gestão da extração polifenólica através de remontagens abertas, fechadas, pigeages e delestages; Maceração pós-fermentativa de 5 a 10 dias, em média, para maior extração tânica; Descube por gravidade e separação do vinho flor do vinho prensa; Fermentação malolática espontânea e completa; Amadurecimento em barricas de carvalho francês.
Este vinho, de acidez média, harmoniza muito bem com carnes gordas, churrasco de parilla, costela e lasanha à bolonhesa.
- Região: Brasil
- Volume: 750ml
- Graduação Alcoólica: 14%
- Tipo: Tinto Seco
- Uva: Malbec
- Embalagem: Garrafa em Vidro
- Harmonização: Carnes Vermelhas